Escolhi esse título, do livro da Jussara Hoffmann, para iniciar esse novo blog por entender que a avaliação é, sem dúvida, o momento mais importante, do ponto de vista pedagógico, na educação dos nossos educando.
Nesse sentido e, pegando uma carona nessa obra quase emblemática para os educadores brasileiros, gostaria de compartilhar com meus colegas educadores de todo planeta, dialogando e refletindo sobre os temas mais diversos encontrados nessa rica rede de conhecimentos e pensamentos. Gostaria muito de saber como pensam as pessoas que se preocupam com a educação das gerações futuras, lendo, assistindo aos vídeos entre outras formas midiáticas.
A autora
Jussara Hoffmann é educadora há 45 anos. Atuou vários anos como professora e coordenadora pedagógica em diferentes níveis de ensino, na rede pública e particular de ensino. Com Mestrado em Avaliação Educacional pela UFRJ, ingressou na Faculdade de Educação da UFRGS, onde desenvolveu por muitos anos suas pesquisas e estudos em Avaliação Mediadora e também em Educação Infantil, temas que fazem parte das inúmeras publicações de sua autoria, algumas delas consideradas "best sellers" em educação. Depois de aposentar-se da Universidade, deu continuidade ao seu trabalho de educadora, atuando como Consultora Educacional em escolas e Universidades do país e do exterior. Fundadora e sócia-proprietária da Editora Mediação, Jussara Hoffmann é responsável pelo Setor Editorial e pela revisão técnica de todos os livros publicados pela Editora, trabalho esse que reúne sua vasta experiência em formação de professores. Contato: jussarahoffmann@editoramediacao.com.br
Reflexões Sobre a Avaliação na Escola Infantil
Segundo a autora, "a avaliação perde seu sentido quando se enfatiza o burocrático". Esse método torna a avaliação superficial, artificial, não significativa. Não podemos avaliar a aprendizagem apenas com o objetivo de atender a critérios burocráticos ou institucionais que se resume, na maioria das vezes, em um punhado de papeis sem nenhuma importância para o professor, muito menos para o aluno. A avaliação começa no meu planejamento onde eu organizo todas as ações necessárias ao atendimento das necessidades de aprendizagem pelas quais eu observei no decorrer do processo de ensino-aprendizagem.
Esse vídeo é apenas uma amostra de tantos outros produzidos por essa educadora tão importante para os educadores e pensadores humanistas e, portanto, emancipatórios dos quais pretendo divulgar nesse singelo espaço de troca e compartilhamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário